Design 3D Rhinoceros agiliza processo de desenvolvimento de produto

Publicado em 04 de maio de 2016

Oportunidades surgem para todos, mas somente quem está preparado aproveita e sai na frente. Foi assim para os 10 profissionais que participaram do curso Design 3D Rhinoceros, promovido pela Universidade Corporativa do Sinbi (Unisinbi), no Design Lab. Eles conheceram na prática as principais tecnologias de prototipagem rápida com foco na impressão 3D, utilizando o software Cad Rhinoceros.

José Augusto Marinho Silva, designer e professor no curso de moda da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, responsável por ministrar o curso, explica que a ferramenta auxilia muito no processo de criação, contribuindo na visualização e precisão dos projetos. “O setor automotivo já utiliza há muito tempo para análise de desempenho, agora tem sido novidade para o setor de calçados. Ele é um software matemático e de ultraprecisão que auxilia na análise do desempenho do calçado e ajuda na fase de aprovação de protótipos”, explica o professor.

O desafio de criar as grades

O especialista também destaca que um processo que toma tempo no desenvolvimento do calçado é fazer a grade. Para resolver isso, existe o plugin Rhinoshoes (programa que adiciona funções específicas no software Rhinoceros). Com um simples comando,faz a grade inteira. Também possibilita testar texturas e aplicações de texturas 3D num solado, por exemplo.

Tecnologia aprovada

Para Cristino Fonseca de Oliveira, técnico de calçado na empresa Pampili, otimizar tempo na fase de aprovação dos projetos e eliminar custos são as principais vantagens do Rhinoceros. “Usamos muito as maquetes manuais por causa dos detalhes que compõem os modelos, mas buscamos deixar os processos mais informatizados. Assim, evitamos gastos com tantas viagens e a espera no processo de aprovação. Com a impressão 3D, se temos dúvida no projeto, em 24 horas conseguimos uma peça física na mão, ao invés de esperar um parceiro maqueteiro com o protótipo. Ele ajuda na análise da criação, sua viabilidade e a visualizar se dará certo ou não”, descreve Oliveira.

“Geralmente quando trocamos de coleção precisamos de solas novas e esse software auxilia para adiantar a coleção e o desenvolvimento do produto. Ele agiliza o processo, porque depois você pode fazer a impressão 3D do projeto. Acho que o polo tem que valorizar essa ferramenta; as empresas ganharão muito com ela”, disse Danilo Ribeiro, estilista na empresa Klin.

No total foram quatro encontros, nos dias 29 e 30 de abril e dias 6 e 7 de maio. Para acompanhar o cronograma de cursos da Unisinbi, é só acessar www.confirmesinbi.com

Fonte: Assessoria de imprensa do Sinbi

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

Cadastre-se e receba novidades!

    +55 (18) 3649-8000
    sinbi@sinbi.org.br
    sinbi.birigui
    SINBIBirigui
    SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui
    R. Roberto Clark, 460, Centro - Birigui/SP
    2017 - Sinbi Birigui - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação