Em vigor, acordo MERCOSUL-Colômbia beneficia setor de componentes e máquinas para calçados, couro e artefatos

Publicado em 08 de fevereiro de 2018

O Acordo  de Complementação Econômica, determinou eliminação total das tarifas para 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

O chamado Acordo  de Complementação Econômica (ACE nº 72) entre MERCOSUL e Colômbia, assinado em julho e internalizado pelos países membros em dezembro de 2017, determinou a zero das tarifas (eliminação total das tarifas) de importação de 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

Assim como os integrantes do MERCOSUL, o Brasil tem agora a oportunidade de exportar para o país andino bens e serviços mais intensivos em tecnologia e com maior cadeia de valor agregado. Observa-se que o fluxo total de comércio bilateral não chega a representar 5% do total, logo, o acordo introduz novas perspectivas para a relação comercial entre Brasil e a Colômbia.

Em 2017, a Colômbia foi o 8ª principal destino das exportações brasileiras do setor de componentes, importando mais de US$ 20 milhões em 2017. Há um grande potencial de aumentar o comércio com o parceiro, observado que a Colômbia importa aproximadamente US$ 500 milhões em materiais, químicos e máquinas para couro, calçados e artefatos.

No ranking dos dez principais destinos de exportação do setor, o mercado colombiano foi o que apresentou maior crescimento entre 2016 e 2017, com aumento de 23% no período. Em relação à composição das exportações brasileiras destinadas à Colômbia, mais de 75% estão concentradas em apenas dez produtos, sendo os principais: Outras chapas estratificadas, reforçadas ou com suporte (17,2%); Moldes para borracha ou plásticos, para moldagem por injeção ou por compressão (9,8%); e, Outros adesivos à base de plásticos (9,4%).

Os produtos de exportação do setor de componentes destinados à Colômbia passíveis de desgravação tarifária podem ser conferidos no link:

http://www.assintecal.org.br/assets/uploads/assintecal-download/02_Anexo_II_Ap_1_CO_MCS-ilovepdf-compressed.pdf

 

Informações: Carlos Lopes

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

Cadastre-se e receba novidades!

    +55 (18) 3649-8000
    sinbi@sinbi.org.br
    sinbi.birigui
    SINBIBirigui
    SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui
    R. Roberto Clark, 460, Centro - Birigui/SP
    2017 - Sinbi Birigui - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação