Em vigor, acordo MERCOSUL-Colômbia beneficia setor de componentes e máquinas para calçados, couro e artefatos

Publicado em 08 de Fevereiro de 2018

O Acordo  de Complementação Econômica, determinou eliminação total das tarifas para 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

O chamado Acordo  de Complementação Econômica (ACE nº 72) entre MERCOSUL e Colômbia, assinado em julho e internalizado pelos países membros em dezembro de 2017, determinou a zero das tarifas (eliminação total das tarifas) de importação de 97% dos itens da pauta comercial a partir de 2018, com preferência tarifária imediata aos setores têxtil e siderúrgico.

Assim como os integrantes do MERCOSUL, o Brasil tem agora a oportunidade de exportar para o país andino bens e serviços mais intensivos em tecnologia e com maior cadeia de valor agregado. Observa-se que o fluxo total de comércio bilateral não chega a representar 5% do total, logo, o acordo introduz novas perspectivas para a relação comercial entre Brasil e a Colômbia.

Em 2017, a Colômbia foi o 8ª principal destino das exportações brasileiras do setor de componentes, importando mais de US$ 20 milhões em 2017. Há um grande potencial de aumentar o comércio com o parceiro, observado que a Colômbia importa aproximadamente US$ 500 milhões em materiais, químicos e máquinas para couro, calçados e artefatos.

No ranking dos dez principais destinos de exportação do setor, o mercado colombiano foi o que apresentou maior crescimento entre 2016 e 2017, com aumento de 23% no período. Em relação à composição das exportações brasileiras destinadas à Colômbia, mais de 75% estão concentradas em apenas dez produtos, sendo os principais: Outras chapas estratificadas, reforçadas ou com suporte (17,2%); Moldes para borracha ou plásticos, para moldagem por injeção ou por compressão (9,8%); e, Outros adesivos à base de plásticos (9,4%).

Os produtos de exportação do setor de componentes destinados à Colômbia passíveis de desgravação tarifária podem ser conferidos no link:

Informações: Carlos Lopes

Fórum Fimec: Moda e Negócios trará conhecimento para os visitantes

O Fórum Fimec: Moda e Negócios é uma das grandes novidades da 42ª edição da Fimec. Pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, o evento […]

Fimec falará de moda em Fórum inédito

Evento contará com a presença de Alexandre Herchcovitch Os profissionais da moda já tem encontro marcado no dia 6 de março. Em paralelo com a 42ª edição da Fimec (Feira […]