As feiras realizadas no mês de janeiro são consideradas pelos empresários do setor calçadista como o termômetro do ano, pois mostram como está o comportamento de compra dos lojistas e a receptividade do mercado para as novas coleções.
Aguardando estas informações, os empresários do Polo de Birigui se preparam para participar da Couromoda, que acontece de 18 a 21 de janeiro no Anhembi, em São Paulo, e também para marcar sua presença na FIT 0/16 Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê, que acontece de 19 a 21 de janeiro no Expo Center Norte, também em São Paulo.
Vinte e seis empresas do polo vão expor seus produtos na Couromoda com expectativas para retomada dos negócios e fortalecimento das marcas no mercado. Entre as expositoras estão as empresas Bical, Broonks, Kidy, Klin, Pampili, Pé com Pé e Tiptoe, que terão estandes individuais na feira.
No estande coletivo do Polo de Birigui participam as micro e pequenas empresas Biri, By Tata, Damis Calçados, Flib, Huguim Kids, Kalipa, Kepy, Kiath Algodão Doce, La Femme, Luelua, Meli, Nilkal, Pé Encantado, Pinókio e Pitchos, integrantes do convênio APL. O espaço tem 310 metros quadrados e a participação tem subsídio do Sebrae.
As indústrias que integram a Incubadora de Empresas de Birigui, que estão começando sua produção e ingressando no mercado, participarão da Couromoda também em estante coletivo com subsídio do Sebrae e da Prefeitura Municipal e apoio institucional do Sinbi. Clipassos, Marikotta, Moda Pé e Soave são as marcas que dividirão o estande de 40 metros quadrados, que estará ao lado do estande coletivo de Birigui.
Na Couromoda 2009, 16 empresas participaram do estande coletivo e realizaram vendas de R$ 1.757.000,00 para o mercado interno e US$ 229.400,00 para o mercado externo. Para as empresas da Incubadora, as vendas foram na casa dos R$ 561.000,00 para o mercado interno.
FIT 0/16
Buscando diversificar os mercado em qua atuam, as empresas Finobel, Hobby, Kea, Klin, Lig Lé Baby, Ortopasso e Toke Calçados participarão da FIT, lançando suas coleções outono-inverno.
Durante a feira estarão expostos artigos de confecção, acessórios de moda, calçados, artigos de puericultura, cama e banho, artigos para decoração, publicações e serviços.
A expectativa dos empresário para a feira também é bastante positiva. É a primeira vez que a Finobel participa da FIT. Será uma nova experiência e esperamos que seja muito boa, pois trata-se de uma feira especializada, que abrange clientes selecionados de pequeno e médio porte, com perfil de produtos diferenciados, para lojas especializadas e boutiques, um mercado onde nossos produtos se enquadram muito bem, afirma o diretor da empresa Matheus Migliorini.
Em sua última edição, realizada em junho de 2009, participaram da FIT 320 marcas e circularam pela feira 12.300 visitantes, entre lojistas, industriais e profissionais do setor.
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