Informações de alto nível na Semana do Sapateiro 2009

Publicado em 17 de novembro de 2009

O Sinbi realizou nos dias 20 a 23 de outubro a 4a Semana do Sapateiro, com a proposta de atualizar e capacitar os empresários da Capital Brasileira do Calçado Infantil. A programação contou com assuntos importantíssimos para a gestão eficaz das empresas e as palestras foram proferidas por acadêmicos altíssimo nível de universidades parceiras da Fiesp, por meio do Programa Interação Universidade-Empresa.

As palestras reuniram mais de 400 pessoas no Sinbi, entre empresários e gerentes das empresas. O evento contou com o patrocínio da Beerre Marcas e Patentes, Francal, Couromoda e Banco do Brasil e apoio da Fiesp. A Semana do Sapateiro é uma homenagem do Sinbi pelo Dia do Sapateiro (25 de outubro) e também comemorou os 30 anos do Sinbi.

A 4a Semana do Sapateiro foi aberta com o tema gestão e desenvolvimento em mercado de calçados, que abordou as estratégias que as empresas devem adotar para se manterem competitivas no mundo globalizado em que atuam hoje. A coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, Sandra Penkal, proferiu a palestra e segundo ela, com a competição global, as empresas precisam estar preparadas para oferecer um design criativo mas também competitivo. Os produtos têm que ser inovadores e modernos, mas também precisam vender e dar resultados para a empresa, afirmou.

Dia 21 de outubro, o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, proferiu palestra sobre as perspectivas de mercado para 2010, num momento de recuperação da crise e de incidência da tarifa antidumping nos calçados chineses, aprovada em setembro pelo Governo Federal. Milton ressaltou que o calçado infantil é um dos maiores beneficiados com a tarifa porque o valor da tarifa é o dobro do preço médio do calçado infantil, o que não é vantajoso para os importadores.

Birigui tem tudo para ser um dos polos com as melhores taxas de crescimento neste período, afirmou. Ele também ressaltou que o Brasil tem uma característica que no momento pode ser muito proveitosa que é uma pequena exportação de calçados. Somos o terceiro produtor de calçados do mundo, mas nossa produção não é totalmente exportada, enquanto países como a China, a Índia e o Vietnã, grandes produtores mundiais de calçados, exportam quase toda a sua produção. Isso é muito positivo para nós porque a fatia de mercado interno perdida devido às importações chinesas pode ser recuperada rápido, o que não acontece com tanta agilidade com o mercado externo, avaliou.

Milton Cardoso também acredita que 2010 não será momento de aumentar preços, mas sim de incentivar a produção, aumentar escalas e ganhar espaço no mercado. O ano de 2010 será um momento muito positivo porque estaremos repondo valores que as importações sobretaxadas tiraram. O consumo interno no Brasil não caiu significativamente durante a crise. Índices mostram que no auge da crise o consumidor comprou entre 2% a 3% a menos do que no mesmo período de 2008. Retomando esses valores perdidos poderemos investir novamente nas exportações, finalizou.

Além de falar aos empresários, Milton Cardoso recebeu ao final a palestra o diploma 30 anos do Sinbi Mérito de todos nóscomo homenagem da entidade por suas contribuições com a entidade. A Câmara Municipal de Birigui também entregou ao Sinbi na ocasiao uma placa em homenagem aos seus 30 anos.

Encerrando a Semana do Sapateiro, dia 22 de outubro a coordenadora do Curso de Pós Graduação e Latu Sensu de Psicologia Organizacional da Universidade de Santo Amaro, Renata C. Homem de Mello, abordou a gestão de pessoas como ferramenta de sucesso das empresas. Renata expôs que as pessoas que trabalham na empresa não são recursos, mas parceiros da organização. Quando são tratadas como tal, a empresa tem colaboradores que trabalham em equipes, preocupados com os resultados e interdependentes entre si e a chefia.

O desafio para os empresários e gestores de RH é serem líderes e não simplesmente gerentes. O lider inova, é original, focado nas pessoas, inspira confiança, reage ao seu interior, ou seja, ele vê o que precisa mudar ao invés de mudar o que está fora, disse.

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

sinbi@sinbi.org.br
    SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui