Moda atemporal , tecnologia e inovação sustentável marcam o Inspiramais

Publicado em 26 de Janeiro de 2018

Com a presença dos principais players de moda, varejo e indústria, grifes e estilistas e o lançamento de 900 novos materiais e soluções para o mercado, o Inspiramais encerra sua edição de janeiro com anuncio de nova parceria e mudanças em seu formato e conceito para a próxima edição

Planta de uma confecção 4.0 onde a roupa fica pronta em 30 minutos; couro com efeito verniz; etiquetas digitais com tecnologia de realidade aumentada; estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiro; fios biodegradáveis para o desenvolvimento do vestuário; bolsas e sapatos que após três anos de descarte se decompõem.

Foi neste cenário que o Inspiramais encerrou mais uma edição (realizada nos dias 16 e 17 de janeiro) marcada pela apresentação de projetos que prezam pela pesquisa e busca da inovação sustentável, tecnológica, empresarial e de design com identidade brasileira. Um encontro de profissionais que trabalham com a indústria da moda e pretendem fortalecer sua competitividade no mercado interno e externo neste, que é o mais importante salão de materiais da América Latina.

Atemporal: Entre as novidades, o Salão anunciou que as próximas edições não ficarão presas a nomenclatura de estações. “Vamos deixar de denominar Inverno e Verão e, agora, vamos chamar de 2019 I e II”, anunciou Walter Rodrigues, respondendo como o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal. Ele mesmo explicou: “Estamos querendo estabelecer a “não data” de validade de um produto. No ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno de 2019. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, esclareceu.

Ainda segundo Walter “esta é uma modificação importante, porque a moda começa no Inspiramais. Estamos projetando a moda do futuro e por isso enxergamos que não precisamos mais colocar carimbo de Inverno e Verão, ainda mais em um país que temos todas as estações o ano inteiro. O coordenador ainda explicou que nas próximas estações “teremos uma moda muito mais conectada com uma percepção maior de que o produto vai permanecer por mais tempo nas coleções de marcas que produzem insumos de moda”.

Instantâneo: Um dos destaques do Inspiramais foi a apresentação da planta-modelo de Confecção 4.0 do SENAI CETQT. O projeto marca a integração entre os espaços virtuais e físicos – ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares,  sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. O protótipo, criado pelo SENAI CETQT, com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) demonstrou parte do processo de como funcionará esta nova indústria, tornando possível visualizar uma operação que está sendo implantada no setor.

Robson Wanka, gerente de educação do SENAI CETQT disse que “pudemos compartilhar a iniciativa com público e apresentar as novas tecnologias que já estão aí para trazer mais competitividade, qualidade e agilidade para a indústria. Levo uma sensação positiva do Inspiramais, um evento que fala essa linguagem, com público interessado em ver acontecer as mudanças e transformações de mercado, buscando novas conexões e contatos – esse é um movimento muito  importante”, contou Robson, que recebeu contato para customizar a tecnologia para empresas interessadas em levar o modelo da planta 4.0 ao mercado.

Sustentável: Outro destaque do Salão foi o Espaço Sustentabilidade, que apresentou propostas como o fio da Rhodia, o Amni Soul Eco – o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo. Os visitantes puderam conferir também o fio Stahl Evo (Piñatex®), desenvolvido com a fibra do abacaxi pela Stahl. A Cofrag trouxe tecidos biodegradáveis, destinados ao mercado de confecção e calçados e a ITM expôs seu Ecofio com aparas de algodão. Este último contou com a participação de cooperativas que as transformam em novos fios e as preparam para o retorno à fábrica, gerando assim um ciclo de moda circular e positivo, com certificação OEKO-TEX® e certificação de energia renovável.

De acordo com Flávia Vanelli, designer do núcleo de pesquisa da Assintecal e curadora da mostra do Espaço Sustentabilidade, o principal desafio da indústria atual foi transformar os excedentes industriais em insumos criando modelos mais alinhados com a economia circular, entre outras tantas inovações. “Esse foi um espaço de empresas protagonistas que entenderam, principalmente, que a sustentabilidade é o próximo nível na busca de competitividade e qualidade no mercado. É um processo natural de quem está tentando elevar o seu produto com mais valor agregado. O Espaço foi formado por dois selos: o Origem Sustentável e o CSCB, certificação de sustentabilidade do couro brasileiro”, explicou.

O Espaço Sustentabilidade promoveu também palestras gratuítas, onde a pauta foi soluções inovadoras em iniciativas e materiais sustentáveis no mercado de moda brasileiro. Promovidos pela ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, os encontros reuniram Rozalia Del Gaudio, Gerente Sênior de Comunicação e Sustentabilidade da C&A; Daniel PhilipiKnop, responsável pela comunicação da FHH – Fundação Hermann Hering (Cia.Hering); Eduardo MöllerFerlauto, Gerente de Ecoeficiência da Lojas Renner e porta-vozes da ABVTEX, Abit, OIT, Instituto C&A e Instituto Reos.

Moda: No Salão, os expositores apresentaram em seus estandes mais de 900 lançamentos inovadores conectados às inspirações, como as etiquetas com realidade aumentada da TecnoBlu, a coleção Flor&Cultura da Lunelli, a Cartela Especial Beachwear da Britânnia Têxtil, a coleção de laminados inspirada no Sul da França pela Cipatex  para o Verão 2019, que trouxe cores quentes e destaque para franjas elásticas e rígidas, apliques com pingentes, pompons e tranças para a estação mais quente do próximo ano.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, que é responsável pelas pesquisas do Projeto Conexão Inspiramais, explicou em sua palestra durante o Salão que o Verão 2019 teve Resistência como palavra chave. “Resistência é uma resposta a todos os movimentos de intolerância com raça, cor, gênero ou qualquer outra diferença”, explicou Walter.

Segundo ele, vários episódios pelo mundo desencadearam a resistência nas artes e expressões como moda, design e arquitetura no comportamento para o Verão 2019. A Resistência veio acompanhada da Permanência, ou seja, valores que exaltam o que é amado, cultivado culturalmente por gerações, raças e gêneros.

O Inspiramais deu um passo à frente e trouxe também para perto a antecipação da edição 2019_II que aponta o conceito da Alquimia e seus desdobramentos: Dinâmico e Atômico, retratados nos Projetos Preview do Couro, Referências Brasileiras, e o projeto + Estampa.

Ainda no Referências Brasileiras, Jefferson de Assis, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, integrou estas ideias ao neoconcretismo nacional, apontando esta como resposta as inspirações do mundo. “Buscamos por meio do trabalho de Helio Oiticica, por exemplo, trabalhar no Referências Brasileiras a geometria como consequência de sua funcionalidade. Um modelo de metal, por exemplo, poderá servir de salto ou enfeite, dependendo da maneira como é posicionado e construído”, conta Jefferson de Assis.

Já o Preview do Couro apontou para 2019_II lançamentos como o do curtume RhomaPelles, que levou o desenvolvimento inédito da empresa: o couro verniz. Entre as peles bovinas, um dos destaques foi a coleção desenvolvida pelo Curtume Natur, inspirada em referências de Walt Disney. Tons pastéis, terrosos e efeito metalizado (com dourado dando lugar ao prata e rosados) estiveram presentes nos couros.

A próxima edição do INSPIRAMAIS 2019_II acontece dias 17 e 18 de julho,  no Centro de Eventos Pró-Magno (Rua Samaritá, 230 – Casa Verde, em São Paulo).

Fonte: Assessoria de imprensa do Inspiramais.

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