Plugt recebe reconhecimento no Prêmio Direções

Publicado em 25 de junho de 2016

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçado (Abicalçados) entregou na última semana de abril o 4º Prêmio Direções Abicalçados. E entre as empresas premiadas, está a biriguiense Plugt. Ela se destacou na categoria design, com o case ‘Co-brand Plugt e Fiat: Babuche Baby Uno’.

A empresa buscou na parceria com a Fiat a consolidação da marca no mercado através de uma dinâmica de investimentos em parcerias relevantes e que concedessem credibilidade ao produto. Luciano Schilling, assessor técnico da Plugt, explica que participar da premiação veio ao encontro do foco da empresa, que é o design estratégico. O trabalho em conjunto com a Fiat foi em desenvolver um calçado inspirado no carro Uno. “Foi muito gratificante, a proposta do projeto foi levar ao mundo infantil assuntos no quais os pais gostam, como por exemplo carros. E com isso, já estamos com outro projeto na mesma linha de criação que é o Fiat Strada Adventure”, explica Schilling.

Além das entregas, o evento também marcou a posse do Conselho Deliberativo da entidade para o triênio 2016/2019. O encontro, ocorrido no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, contou com a presença de lideranças políticas e empresariais do setor calçadista.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o Prêmio Direções cumpriu com o objetivo de reconhecer as referências positivas para o desenvolvimento setorial. “Neste momento de incertezas, o Prêmio, através da apresentação de casos positivos, auxilia de sobremaneira na retomada da autoestima do setor calçadista para driblar as dificuldades e traçar um futuro positivo para a atividade”, comenta.

No total, o Prêmio Direções reconheceu nove cases de sucesso nas categorias de Gestão Industrial, Marketing, Design, Internacionalização e Sustentabilidade, além do jornalista com a melhor matéria setorial escrita ao longo de 2015. O Prêmio Direções é  uma ação da Abicalçados que, em 2016, foi patrocinada pela Braspress, Caixa Econômica Federal, Couromoda e Francal Feiras.

Confira os vencedores:

Categoria Gestão Industrial

Micro/pequeno porte: Dian Patris

Case: Pensando no bem estar do colaborador

Com investimento total de quase R$ 850 mil, a empresa realizou adequação nas normas do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) com vista a privar pelo patrimônio, bem como pela segurança dos colaboradores; implantou mudanças para enquadramento na NR 12; mudanças no estacionamento para melhora de acesso dos bombeiros em caso de incêndio e climatização total.

Médio/grande porte: Ramarim

Case: Sistema de montagem de calçado pelo método String

A empresa criou um novo sistema de montagem de calçados, introduzido no final do ano passado, que contribui de forma revolucionária para o ganho de tempo e redução dos custos de produção. Trata-se de uma alternativa de montagem integral do cabedal em apenas um movimento, reduzindo drasticamente o tempo de trabalho. A redução significativa de custos, além do conforto ergonômico que o equipamento oferece ao operador, e a qualidade proporcionada pela uniformidade na montagem, são as principais vantagens proporcionadas.

Categoria Marketing

Micro/pequeno porte: Insecta Shoes

Case: Green Friday

Ao longo de toda a sexta-feira de Black Friday, em novembro do ano passado, ao invés de postar produtos em promoção, a empresa postou, nas suas redes sociais, cards com estatísticas sobre o impacto da moda no meio ambiente.

Médio/grande porte: Jorge Bischoff

Case: #APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark

Com consolidação no ano de 2015, o projeto ‘#APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark’ tomou forma a partir da percepção da empresa sobre o movimento natural do mercado que aponta para uma paixão cada vez mais intensa por parte do público consumidor da grife. A partir desta demanda, as estratégias e ações passaram a voltar-se cada vez mais em direção ao conceito de lovemark. A principal estratégia dessa ação consistiu em proporcionar às consumidoras participantes uma experiência completa de exuberância, reforçando sua relação apaixonada com a grife.

Categoria Internacionalização

Médio/grande porte: Arezzo

Case: Schutz USA

Após dois anos do início dos testes e de muito aprendizado na operação nos Estados Unidos – desde setembro de 2012, com a abertura da Flagship Store na Madison Avenue, em Nova Iorque -, o grupo Arezzo&Co decidiu se preparar mais profundamente para a entrada no mercado norte-americano.

Categoria Sustentabilidade

Micro/pequeno porte: Pitanga By Brasil

Case: Projeto Sandália Gladiadora – Eco Pitanga by Brasil

A empresa produziu uma sandália com materiais ecologicamente sustentáveis.

Médio/grande porte: Usaflex

Case: Pegada ecológica Usaflex

Durante os anos de 2014 e 2015, a Usaflex, através do Comitê de Sustentabilidade, junto à Ecovalor, realizou o inventário das emissões dos GEE utilizando a ferramenta GHG Protocol, que traz uma metodologia internacionalmente reconhecida, medindo a emissão de CO2 na atmosfera.  Dividido em três etapas (mensuração, redução e compensação), o projeto teve as ações planejadas durante o ano de 2014 e em 2015 teve iniciada a implementação das ações.

Categoria Design

Micro/pequeno porte: Plugt

Case: Co-brand Plugt e Fiat: Babuche Baby Uno

Médio/grande porte: Usaflex

Case: Usaflex Care Diabetes

A linha Usaflex Care Diabetes foi criada pela identificação de uma demanda crescente por parte dos diabéticos. Foram produtos calçados especiais, com solados resistentes, ausência ou a máxima redução de costuras, cabedais flexíveis, forrações internas confortáveis com características de manutenção de temperatura e absorção de umidade e palmilhas especiais para a absorção de impacto.

Categoria Jornalista

Martin Behrend

Fonte: Assessoria de imprensa Sinbi / Assessoria de imprensa Abicalçados

Abicalçados abre inscrições para premiar melhores práticas da indústria