Unisinbi

UNISINBI – Universidade Corporativa comemora 10 anos

Braço Educacional do SINBI, realizou várias ações importantes ao longo desta década, para o setor Couro Calçadista e toda comunidade de Birigui.

Há 10 anos, a UNISINBI – Universidade Corporativa do SINBI, foi oficialmente lançada para auxiliar no desenvolvimento de competências e garantir a qualidade das capacitações ofertadas para o setor calçadista. Embora lançada oficialmente no dia 04 de agosto de 2010, o projeto nasceu em 2005, ao final do treinamento comportamental “Cooperar para Competir”, onde reunia um grupo de mais de 20 empresários que juntos, discutiam e buscavam soluções de problemas em comum no dia a dia de suas empresas. À partir de seu lançamento, a UNISINBI passou a atuar muito próximo dos empresários e RH’s das empresas associadas ao SINBI, com objetivo de conhecer e responder as expectativas e demandas levantadas, através de realizações de cursos, oficinas, workshops, palestras, etc..

Transformar o conhecimento em comportamento, é a grande missão e o desafio da UNISINBI ao longo desta década.  Por isso, todas as suas atividades, sejam elas realizadas pela Universidade ou em parceria com outras entidades educacionais da cidade, como SENAI, SESI, SEBRAE, etc., não são somente certificadas, mas acompanhadas e avaliadas pelo Conselho Gestor e equipe técnica administrativa do projeto.

A UNISINBI surgiu para promover uma mudança cultural no polo industrial, fazendo com que os gestores, empresários, trabalhadores e comunidade em geral se aprimorem através de um processo de aprendizagem vinculado aos resultados no negócio e aos desafios do mercado.

DEPOIMENTOS

ANTENOR MARQUES. Diretor do SINBI e membro do Conselho Gestor da UNISINBI desde sua formação.  Participou da construção do projeto e acompanha seu desenvolvimento como conselheiro e empresário até os dias atuais.

“A história começou durante as oficinas do programa Cooperar para Competir, que eram coordenadas pelos professores João Batista Brandão e Márcio Sanches; os dois da Fundação Getúlio Vargas.

Atendendo às provocações dos mestres, o grupo desenvolveu e apresentou várias propostas de trabalhos que poderiam ser desenvolvidos para a melhoria das empresas do polo. Uma das propostas explorava os potenciais e necessidades de treinamento para os trabalhadores de todos os níveis da hierarquia das fábricas de calçados, incluindo os proprietários e diretores.

Esse foi o embrião para o nascimento da Unisinbi e todos os projetos educacionais que vieram em seguida.

É muito bom relembrar a caminhada que fizemos desde aquela época, constatando que a decisão foi acertada e que a Unisinbi vem se destacando e se firmando como elo de apoio para os empresários da nossa indústria.”

ANA CLAUDIA CANASSA, gestora de Recursos Humanos na empresa Klin Calçados Infantis.

“A UNISINBI é um braço direito para nós Rh’s, pois está sempre trazendo cursos e palestras relevantes e com temas atuais. Muitas vezes, essas ações são sem nenhum custo, ou quando se tem que ratear valores, acabam sendo bem acessíveis, devido a participação de várias empresas dividindo as despesas. As ações proporcionam de forma direta o desenvolvimento e crescimento do trabalhador.  O programa de formação de líderes, ao meu ver é o carro chefe, pois diferente das capacitações internas e exclusiva para a empresa, o programa proporciona um aprofundamento, troca de conhecimento e experiência com participantes de outras empresas o que torna ainda mais rico o curso. Enfim, a UNISINBI é um importante aliada e grande auxílio aos RH’s, pois com as rotinas do dia a dia, muitas vezes não conseguimos desenvolver trabalhos de desenvolvimento de pessoas, de treinamentos de uma forma tão consistente, como quando a gente tem os cursos ofertados pela UNISINBI.”

Acesse aqui o folder da Unisinbi: Folder Unisinbi

Para apresentar propostas de projetos Educacionais para a UNISINBI, auxiliando no desenvolvimento de competências e garantindo a qualidade das capacitações ofertadas, clique aqui

CONSELHO GESTOR:

Renato Ramires