Resistência: palavra de ordem para o Verão 2019

Publicado em 25 de outubro de 2017

A tendência em materiais para o setor de moda no verão 2019 foi o assunto desta terça-feira (24/10) na Semana da Indústria, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi).A designer e consultora do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Tatiana Souza, apresentou as informações do Projeto Conexão Inspiramais.

Trata-se de um ciclo de palestras que percorre o país e tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda, cuja finalidade é apresentar aos empresários, profissionais e formadores de opinião as tendências para o verão 2019.

A palavra que norteará as coleções para a estação é a resistência.A engrenagem para esse conceito foi o clima de insatisfação e reações após a entrada de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. A intolerância ao fechamento do país para estrangeiros, em especial os refugiados e a hipótese de construção de um possível muro para separar o México dos americanos foi o ponto alto. As questões das minorias que também está em discussão no Brasil completam essa aposta, orientou Tatiana.

Ela explicouque a moda traduz os movimentos da sociedade, suas ações e reações. “A moda é um catalisador e consegue se apropriar desses sentimentos e transformá-los em produto”, disse. Ela revisitou a pirâmide de criação de produto, destacando que nos 10%, a empresa deve pensar sempre em criações autorais, precisam olhar para a história e o DNA da marca. Com o sentimento de resistência na base das inspirações, o “over”, com riqueza de detalhes, a teatralidade, os volumes, o folclórico e referências à imigração ou etnias serão fortes. Nos 30%, que são os autorais que deram certo na estação anterior e se mantém, as coleções devem cultuar a leveza. E na base da pirâmide, representando os produtos massificados, 60%, o conceito é a apropriação; olhar o ordinário e transformá-lo em extraordinário.

OUTRAS ATIVIDADES

No período da tarde, no mesmo dia, a designer também ministrou um workshop de personificação da marca para 16 empresários e profissionais do polo. Hoje (25/10), a programação da Semana da Indústria segue com a palestra de Paulo Robertos dos Santos, engenheiro Industrial mecânico e de produto, consultor em inovação tecnológica, especialista em Industria 4.0. O tema é “O futuro das coisas – encontrando novas oportunidades para as empresas”, onde abordará sobre indústria 4.0, internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual, chatbox, disrupção, tendências inovadoras, modelos de negócios, design thinking e cases. Inscrições antecipadas pelo telefone (18) 3649 8000. Amanhã (26/10), haverá uma sessão de negócios entre empresas de componentes e fabricantes de calçados. No sábado (28/10) ocorre o encerramento do evento com um show de soul music do cantor Cláudio Zoli, no Teatro do Sesi Birigui.O Banco do Brasil, Patrus, Couromoda, Francal são patrocinadores oficiais da Semana da Indústria. O evento também tem o apoio da Assintecal, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Sebrae. A realização é do Sinbi e Unisinbi.

Fonte: Micheli Amorim – Facilita Conteúdo / Assessoria de comunicação do Sinbi

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

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