Show de Cláudio Zoli encerra Semana da Indústria de Birigui

Publicado em 31 de outubro de 2017

O Sinbi realizou de 21 a 28 de outubro a tradicional Semana da Indústria, que reuniu empresários e profissionais para o aperfeiçoamento, network e bons negócios. O jantar em comemoração ao Dia do Sapateiro abriu a programação com homenagens pelo jubileu das empresas associadas, que comemoraram 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos em 2017.

O presidente do Sinbi, Carlos Mestriner, parabenizou as empresas homenageadas. “Quando a gente vê todo mundo reunido aqui, isso nos dá força, nos impulsiona. Pra gente é um motivo de grande felicidade, parabéns!”, disse durante a entrega.

Para os empresários e homenageados, José Roberto Colli e Maria Aparecida Mestriner Colli, que receberam o Selo Pérola pelos 30 anos da Pampili, foco é um dos pontos importantes para sucesso da gestão. “É difícil resumir todos esses anos de empresa, mas acho que o fundamental para o sucesso foi manter o foco naquilo que propusemos a fazer, que no nosso caso, é encantar as meninas com os nossos produtos”, declara José Roberto.

BRANDING

A marca é a responsável por conectar o cliente ao produto, por isso todo cuidado é pouco na hora de construí-la.

Para falar sobre esse assunto, o Sinbi recebeu no dia 24, o workshop “Personificação de Marca”, com a designer e consultora do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Tatiana Souza. A atividade reuniu 16 pessoas, profissionais e empresários do polo de Birigui.

A designer explicou sobre a importância da gestão de branding, mostrou como algumas empresas se posicionam no mercado e o que acontece quando se faz “mais do mesmo”, ou seja, não se tem um diferencial. “A comunicação e o produto em si são cristalizações de um plano de marca, perante todos os públicos atendidos. Muitas empresas não têm um planejamento de marca, consequentemente não têm posicionamento no mercado. Fazem de tudo um pouco e acabam colhendo resultados não tão relevantes, caso tivessem realmente uma estratégia de marca”, disse Tatiana.

RESISTÊNCIA

No mesmo dia, a profissional comandou o Conexão Inspiramais, que trouxe as principais informações sobre tendências para a coleção verão 2019. A palavra que norteará as coleções para a estação é resistência.

A engrenagem para esse conceito foi o clima de insatisfação e reações após a entrada de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. A intolerância ao fechamento do país para estrangeiros, em especial os refugiados, e a hipótese de construção de um possível muro para separar o México dos americanos foi o ponto alto. As questões das minorias que também está em discussão no Brasil completam essa aposta, orientou Tatiana. Ela explicou que a moda traduz os movimentos da sociedade, suas ações e reações. “A moda é um catalisador e consegue se apropriar desses sentimentos e transformá-los em produto”, disse.

TECNOLOGIA

O assunto do dia 25 foi “O futuro das coisas – encontrando novas oportunidades para as empresas”, com o engenheiro industrial mecânico e de produto, consultor em inovação tecnológica, especialista em indústria 4.0, Paulo Robertos dos Santos.

“É comum ouvirmos o termo ‘vou implantar a indústria 4.0’, mas na verdade é uma maneira errada de se referir ao assunto. Porque ninguém implanta uma revolução industrial, você se prepara para ela”, orientou Santos.

E como se preparar para tantas transformações? A primeira ideia que vem à mente da maioria das pessoas é sair investindo. Porém, Santos aponta que investir sem planejamento é desperdício. Então orientou os empresários a seguirem seis etapas fundamentais.

A primeira e principal é pensar numa estratégia sobre como posicionar a empresa nesse novo ambiente, em termos de cultura 4.0. Isso implica nas relações internas do ambiente de trabalho, como gerir os processos internos e sobre a implantação orientada para inovação e ao trabalho colaborativo.

Uma vez que a estratégia está definida, é preciso criar um projeto-piloto para ter condições de avaliar quais são os elementos críticos para a realidade de negócio da empresa; avaliar os recursos necessários para estender o projeto para as outras áreas da empresa; tornar-se um especialista em dados, tanto nos processos horizontais, quanto nos verticais, com isso otimiza não só o atendimento ao cliente como também a gestão da empresa; transformar a empresa em digital, ou seja, passo onde efetivamente o empresário irá fazer investimentos; e expandir para uma visão de ecossistema, envolvendo toda a cadeia do negócio, desde fornecedores, clientes internos e externos.

RELACIONAMENTO

No penúltimo dia (26/10), aconteceu a quarta edição da rodada de negócios, que superou as expectativas em participação. Em 2016, foram 26 compradores e 26 fornecedores inscritos; nesta edição, 35 fornecedores e 35 fabricantes.

O empresário Cláudio Gonçalves, da Incal Componentes, saiu satisfeito do evento e acredita que ele ajuda fortalecer os relacionamentos. “Pra gente é sempre muito bom participar, porque todos os presentes aqui, normalmente, já visitamos durante a semana. Aqui serve para reforçar informações”, disse Gonçalves.

O show do cantor Cláudio Zoli, no dia 28, na sede do Sesi, encerrou a programação. Com 30 anos de carreira e mais de dez discos lançados, o artista é conhecido como “príncipe da soul music nacional”. O título foi resultado da convivência e trabalhos com a banda do Cassiano e do Tim Maia. Entre seus sucessos está “Noite do Prazer”.

O Banco do Brasil, Patrus, Couromoda, Francal e Artemídia foram patrocinadores oficiais da Semana da Indústria. O evento também teve o apoio da Assintecal, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Sebrae-SP. A realização foi do Sinbi e Unisinbi.

Fonte: Micheli Amorim – Facilita Conteúdo / Assessoria de comunicação do Sinbi

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

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