Sinbi participa da 8ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Publicado em 09 de novembro de 2017

A 8ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs) aconteceu de 7 a 9 de novembro e reuniu especialistas, gestores de APLs, agentes financeiros, acadêmicos, parlamentares, representantes do governo e da sociedade civil. A coordenadora de comunicação do Sinbi, Rossana Codogno, fez parte desse grupo e apresentou a respeito do Laboratório de Criatividade, Inovação e design de Birigui, o Design Lab.

Na abertura, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, destacou o processo de recuperação da economia e da geração de empregos. “Eu costumo dizer que o melhor programa social é o emprego. Neste sentido, os APLs cumprem papel de destaque no avanço das condições sociais e econômicas da nossa população. Atualmente, há no país 677 Arranjos Produtivos Locais que geram três milhões de empregos diretos em todas as cinco regiões brasileiras”, disse o ministro.

“O fomento aos Arranjos Produtivos Locais é tratado com muita atenção pelo MDIC.  E os números que citei mostram que não poderia ser diferente, tamanha é a relevância para a economia nacional”, afirmou o ministro. Os APLs estão presentes em aproximadamente 40% dos municípios brasileiros e reúnem mais de 290 mil empresas, grande parte delas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O secretário-executivo do Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Produtivos, Igor Calvet, destacou que os APLs têm sido uma agenda prioritária do governo, uma vez que o desenvolvimento regional é parte de um contexto maior, de crescimento econômico. “As vantagens competitivas das aglomerações produtivas são fundamentais para essa estratégia. Se quisermos ir longe, devemos seguir juntos, com os APLs”, resumiu.

Conferência

A Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais acontece a cada dois anos, e tem por meta mobilizar os segmentos produtivos e as principais instituições governamentais e não governamentais para o debate sobre a formulação de políticas públicas voltadas aos APLs.

O tema central desta edição foi “APLs como Estratégia de Desenvolvimento: das condições necessárias às vantagens competitivas”. Durante o evento, houve espaço para reuniões bilaterais, apresentações audiovisuais sobre a política de arranjos produtivos e estandes de APLs selecionados, onde os visitantes poderão conhecer melhor as atividades desempenhadas por cada um desses aglomerados.

Os APLs são aglomerações de empresas que estão num mesmo espaço físico e que apresentam especialização produtiva semelhante, além de manterem vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si e com associações empresariais, instituições de crédito, de ensino e governo.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sinbi com assessoria de imprensa do MDIC

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

Cadastre-se e receba novidades!

    +55 (18) 3649-8000
    sinbi@sinbi.org.br
    sinbi.birigui
    SINBIBirigui
    SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui
    R. Roberto Clark, 460, Centro - Birigui/SP
    2017 - Sinbi Birigui - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação