Apoio ao deficiente

O trabalho concede dignidade ao ser humano e a capacidade de superar-se a cada dia frente aos desafios impostos pelo mercado competitivo. Estes desafios, quando superados, concedem a todo ser humano o sentimento de dever cumprido e a necessidade de vislumbrar novos desafios. Esta é uma das razões pelas quais estamos no mundo.

Quem trabalha, aplica seus conhecimentos em prol de um bem comum e também aprende a desenvolver-se em grupos, sempre distintos, visto que cada ser humano possui uma particularidade. Relacionar-se e aprender a lidar com as diferenças também é primordial para o desenvolvimento.

Tendo em vista a importância do trabalho para o ser humano, o Sinbi estimula a contratação, por parte das empresas, de portadores de necessidades especiais.

No entanto, bem mais do que estimular os empreendimentos, o Sindicato atua frente à conscientização destes profissionais sobre os benefícios que o trabalho com registro em carteira proporciona.

Estas pessoas recebem benefício governamental, o que muitas vezes as influenciam a se acomodarem. O grande desafio é mostrar que o trabalho traz crescimento  pessoal.

Em 2011, o Sinbi, Sesi, Fiesp, Ciesp e Senai lançaram  o projeto “Sou Capaz”. A Missão do Projeto erabuscar facilitadores para o cumprimento da “Lei de Cotas” pelas indústrias e, a efetiva e eficiente inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Em Birigui, o Senai ofereceu capacitação a estes profissionais. Os integrantes da turma foram contratados por empresas da cidade.

O projeto de estímulo continua tanto nas empresas quanto na sociedade.