Indústria 4.0: Revolução que não poupa ninguém

Publicado em 26 de outubro de 2017

Desmistificar as questões que envolvem as transformações tecnológicas no setor industrial foi o objetivo da segunda palestra da Semana da Indústria de Birigui, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário (Sinbi) e Universidade Corporativa do Sinbi (Unisinbi). Oengenheiro Industrial mecânico e de produto, consultor em inovação tecnológica, especialista em Industria 4.0, Paulo Robertos dos Santos, falou sobre o tema “O futuro das coisas – encontrando novas oportunidades para as empresas”. Ele explicou como está ocorrendo as transformações, qual a importância dela e como os empresários devem se preparar.

“É comum ouvirmos o termo ‘vou implantar a indústria 4.0’, mas na verdade é uma maneira errada de se referir ao assunto. Porque ninguém implanta uma revolução industrial, você se prepara para ela. Sobre os benefícios dessas mudanças, se inclui conseguir produzir itens diferentes numa linha de produção seriada, que para o setor de moda é fundamental”, orientou Santos.

ENTENDA MAIS

A indústria 4.0 é orientada para a informação, ou seja, o fluxo de informações percorre o processo horizontal, desde o desejo do cliente, das especificações dos pedidos até entrega, na logística. Ou em integração com o processo vertical, que é a informação saindo do chão de fábrica e subindo para o sistema de gestão da empresa, o que ajuda na tomada de decisão. Pois, deixa os processos mais transparentes, ao ponto de até identificar o custo instantâneo do produto que ainda está sendomontado e a margem de contribuição dele.

O especialista também explicou sobre internet das coisas, que simplesmente é tudo aquilo que se conecta à web e oferece algum tipo de serviço ou benefício para o usuário. Por exemplo, o Smartphone, que pode estar o tempo todo conectado. Ele também listou as nove tecnologias bases ou habilitadoras para a indústria 4.0, que são: robôs autônomos, ambientes de simulação, integração de sistemas horizontais e verticais, internet das coisas, cyber security, manufatura aditiva, big data e data analytics, realidade aumentada e computação em nuvem.

PREPARO

E como se preparar para tantas transformações? A primeira ideia da maioria das pessoas é de sair investindo. Porém, Santos aponta que investir sem planejamento é desperdício. Então orientou os empresário a seguirem seis etapas fundamentais:

– A primeira e principal é pensar numa estratégia sobre como posicionar a empresa nesse novo ambiente, em termos de cultura 4.0. Isso implica nas relações internas do ambiente de trabalho, como gerir os processos internos e sobre a implantação dessa cultura orientada para inovação e ao trabalho colaborativo.

– Uma vez que a estratégia está definida, crie um projeto piloto, para ter condições de avaliar quais são os elementos críticos para a realidade de negócio da empresa.

– Avaliar os recursos necessários para estender o projeto para as outras áreas da empresa.

– Se tornar um especialista nos dados, tanto nos processos horizontais, quanto nos verticais (já citados acima). Com isso otimiza não só o atendimento ao cliente como também a gestão da empresa.

– Transformar a empresa em digital, ou seja, é o passo onde efetivamente o empresário irá fazer investimentos.

– Expandir para uma visão de ecossistema, envolvendo toda a cadeia do negócio, desde fornecedores, clientes internos e externos.

ENCERRAMENTO

Hoje (26/10) a Semana da Indústria recebe uma sessão de negócios, que reunirá empresas fornecedoras de componentes e fabricantes do setor de moda. No sábado (28/10), haverá o show de soul music com o cantor Cláudio Zolli, no Teatro do Sesi, marcando o encerramento do evento. O Banco do Brasil, Patrus, Couromoda, Francal são patrocinadores oficiais da Semana da Indústria. O evento também tem o apoio da Assintecal, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Sebrae-SP.

Fonte: Micheli Amorim – Facilita Conteúdo / Assessoria de comunicação do Sinbi

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

Cadastre-se e receba novidades!

    +55 (18) 3649-8000
    sinbi@sinbi.org.br
    sinbi.birigui
    SINBIBirigui
    SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui
    R. Roberto Clark, 460, Centro - Birigui/SP
    2017 - Sinbi Birigui - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação