As indústrias do Polo Calçadista de Birigui produziram em 2009 um total de 60,136 milhões de pares de calçados. Isso é o que revela uma pesquisa realizada pelo Sinbi junto a cerca de 300 empresas localizadas na cidade, entre associadas e não associadas à entidade.
Neste universo de indústrias, a pesquisa atingiu 70% delas e indicou que a produção diária do Polo foi de 248.498 pares. O levantamento mostra que a produção do Polo diminuiu 5,29% em relação a 2008, quando as indústrias produziram 63,5 milhoes de pares.
O ano de 2009 foi bastante afetado pela crise mundial e isso influenciou no nosso setor, embora em menores proporções do que as que observamos em outras regiões. Acredito que esta seja a grande razão para a queda nos números, mas mesmo assim creio que foi um bom resultado dentro do contexto do ano, afirma o vice-presidente do Sinbi, Wagner Aécio Poli.
Outro dado revelado pela pesquisa é que um total de 17.628 empregos foram gerados no Polo, número que também apresentou queda em relação a 2008, quando 19 mil trabalhadores atuaram na indústria calçadista. O recuo nas contratações foi de 7,22%.
As exportações das indústrias seguiram a tendência dos últimos anos e não cresceram em 2009. Do total produzido em Birigui, 4,3% foi exportado, registrando assim queda de 24% nas vendas em relação a 2008, quando exportou 5,7%.
O comportamento das exportações já era esperado devido à crise mundial e à situação do câmbio, que vem sendo desfavorável ao setor há algum tempo e não houve medidas efetivas que contribuissem para a mudança deste quadro durante o ano, afirma Wagner.
Apesar da queda geral, o Sinbi comemora um dado interessante. A pesquisa mostrou que as pequenas e médias empresas de Birigui apresentaram crescimento considerável na produção. Este fato se deve a uma maior ocupação de mercado que elas vêm apresentando, graças à atuação de projetos como o convênio APL que leva capacitação para maior competitividade e participação no mercado.
Este dado também é comprovado por uma pesquisa nacional encomendada pelo Sinbi ao IPEP Pesquisas, realizada nos pontos de venda logo após o ato da compra. O levantamento mostrou que as pequenas empresas de Birigui vêm aumentando seu espaço nas lojas e disputado mercado com grandes marcas na hora da escolha do produto. Isso é resultado do trabalho que temos feito junto aos nossos empresários para que invistam em marca, design e conforto para que eles tenham visibilidade no mercado, avalia Wagner.
A expectativa dos empresários de Birigui para 2010 é bastante positiva, com previsão de crescimento e de retomada das ações prejudicadas pela crise.
Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os Conteúdos que serão abordados são: – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia. – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona. – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo – Desenvolver […]
Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]