Polo de Birigui produziu 60,136 milhões de pares em 2009

Publicado em 15 de janeiro de 2010

As indústrias do Polo Calçadista de Birigui produziram em 2009 um total de 60,136 milhões de pares de calçados. Isso é o que revela uma pesquisa realizada pelo Sinbi junto a cerca de 300 empresas localizadas na cidade, entre associadas e não associadas à entidade.

Neste universo de indústrias, a pesquisa atingiu 70% delas e indicou que a produção diária do Polo foi de 248.498 pares. O levantamento mostra que a produção do Polo diminuiu 5,29% em relação a 2008, quando as indústrias produziram 63,5 milhoes de pares.

O ano de 2009 foi bastante afetado pela crise mundial e isso influenciou no nosso setor, embora em menores proporções do que as que observamos em outras regiões. Acredito que esta seja a grande razão para a queda nos números, mas mesmo assim creio que foi um bom resultado dentro do contexto do ano, afirma o vice-presidente do Sinbi, Wagner Aécio Poli.

Outro dado revelado pela pesquisa é que um total de 17.628 empregos foram gerados no Polo, número que também apresentou queda em relação a 2008, quando 19 mil trabalhadores atuaram na indústria calçadista. O recuo nas contratações foi de 7,22%.

As exportações das indústrias seguiram a tendência dos últimos anos e não cresceram em 2009. Do total produzido em Birigui, 4,3% foi exportado, registrando assim queda de 24% nas vendas em relação a 2008, quando exportou 5,7%.

O comportamento das exportações já era esperado devido à crise mundial e à situação do câmbio, que vem sendo desfavorável ao setor há algum tempo e não houve medidas efetivas que contribuissem para a mudança deste quadro durante o ano, afirma Wagner.

Apesar da queda geral, o Sinbi comemora um dado interessante. A pesquisa mostrou que as pequenas e médias empresas de Birigui apresentaram crescimento considerável na produção. Este fato se deve a uma maior ocupação de mercado que elas vêm apresentando, graças à atuação de projetos como o convênio APL que leva capacitação para maior competitividade e participação no mercado.

Este dado também é comprovado por uma pesquisa nacional encomendada pelo Sinbi ao IPEP Pesquisas, realizada nos pontos de venda logo após o ato da compra. O levantamento mostrou que as pequenas empresas de Birigui vêm aumentando seu espaço nas lojas e disputado mercado com grandes marcas na hora da escolha do produto. Isso é resultado do trabalho que temos feito junto aos nossos empresários para que invistam em marca, design e conforto para que eles tenham visibilidade no mercado, avalia Wagner.

A expectativa dos empresários de Birigui para 2010 é bastante positiva, com previsão de crescimento e de retomada das ações prejudicadas pela crise.

Unisinbi em parceria com Senai e Sebrae, realizam última oficina do ano com o tema “Persona”

Iniciou hoje, 29/11 às 8h, a oficina para tratar sobre o tema Persona. Os  Conteúdos que serão abordados são:  – Público-alvo x Persona – Criação do Mapa da empatia.         – Desenvolver mood bord para persona – Criar persona.  – Linguagem visual – Cores, tipos, ponto focal – Protótipo   – Desenvolver […]

Deixe de ser DP (Departamento Pessoal) e passe a ser GG (Gestão de Gente).

Na tarde de ontem (10/11), a Unisinbi realizou um encontro com os profissionais de Rh’s das empresas associadas, o evento aconteceu presencialmente no Sinbi com transmissão online com a consultora, Karin Bolsi. O foco principal foi mostrar aos profissionais, como é possível fazer um planejamento e começar o novo ano […]

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