Ecosinbi

Conheça mais sobre esse projeto

Em 2006, a prefeitura municipal parou de coletar os resíduos industriais do polo e foi firmado uma parceria entre o Sinbi e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com isso, iniciou-se um trabalho de conscientização junto às empresas, com relação à destinação do lixo industrial.  O resultado foi o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri) coletivo, documento emitido pela Cetesb, que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

Em 2008 surgiu o Ecosinbi, projeto com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação ambiental e responsável, por meio de várias ações educativas. Juntamente com os parceiros Fiveltec e Prefeitura de Birigui mantêm uma área verde localizada no 1º Distrito Industrial da cidade. O espaço conta com árvores nativas, frutíferas e ornamentais urbanas. Fortalecendo e estimulando o constante plantio, posteriormente definiu-se que em todo mês de outubro, quando ocorre a Semana da indústria, será realizado o plantio de árvores com a finalidade de compensar a emissão de CO2 na atmosfera, pelos participantes do evento. Esse cálculo é realizado pela equipe do Sinbi a partir do tipo de veículo utilizado pelo participante e a quilometragem rodada.

Entre as ações pontuais do projeto, destaque para o curso “Multiplicadores do futuro”, onde crianças de 9 a 12 anos do Instituto Pró-Criança, aprendem sobre reutilização de resíduos domésticos e práticas sustentáveis. Dessa maneira, forma multiplicadores de informação e valores ambientais.

Todas as ações desenvolvidas pelo projeto e dicas sobre preservação do meio ambiente são divulgadas por meio de um informativo bimestral distribuído aos empresários, trabalhadores e escolas municipais de Birigui.

Conheça o Portal ecosinbi: www.ecosinbi.com.br

Logo_prcriana_thumb